A logística já está sendo vista como uma área estratégica para empresas que dependem da distribuição de produtos pelo território nacional para chegarem até seus clientes. Como não é possível manter um armazém equipado em cada localidade em que a empresa atua, é imprescindível que haja todo um planejamento para que a distribuição de mercadorias seja feita da maneira mais eficiente possível, contribuindo para a redução do custo operacional.

De acordo com o ILOS – Instituto de Logística e Supply Chain, o custo logístico corresponde a 11,5% do PIB nacional e a 8,7% da receita líquida das empresas. O transporte de distribuição consome 49% dos recursos, o transporte de suprimento 27% e o transporte de transferência 24%.

Como você pode ver, a distribuição de mercadorias é considerada uma grande preocupação pelas empresas, já que impacta fortemente nos gastos de manutenção do negócio. Essa preocupação resulta sempre na pergunta: como diminuir os custos de distribuição da empresa?

Eis aqui algumas dicas do que você pode fazer para conter o custo logístico no seu orçamento:

Encurte as distâncias

O mapeamento de rotas é imprescindível para quem deseja distribuir mais produtos, otimizar tempo e consumir menos recursos. Ao planejar as rotas, você consegue determinar as trajetórias mais curtas, aumentando a capacidade de entrega de cada veículo em número de viagens. Se um mesmo veículo pode fazer mais viagens, consequentemente você não necessitará de uma frota tão grande, reduzindo os custos de distribuição.

Programe os envios

A falta de planejamento no momento de organizar a logística da empresa também pode acarretar em envios seguidos para o mesmo local, impactando no custo total do transporte. Sendo assim, programe os envios de modo que seja possível agrupar pedidos que seguirão para a mesma região. Disponibilizar um veículo maior para levar mais mercadorias é melhor do que mobilizar dois veículos para o mesmo lugar.

shutterstock_249727984

Melhore as embalagens

No momento de transportar os produtos é fundamental que eles estejam bem acondicionados e protegidos para que não haja perdas no trajeto. Chegar ao local de entrega e perceber que o produto está danificado gerará um trabalho e custo ainda maior, que é o de devolver o avariado para o armazém e enviar um novo para o cliente.

Sendo assim, prefira zelar pela qualidade das embalagens de modo que elas garantam que o produto chegará intacto ao destino final. Deixe para economizar em outros quesitos, pois este impacta diretamente na satisfação do cliente e no seu bolso.

Invista em automação

Planejar e gerenciar a distribuição de mercadorias é um trabalho detalhista e que exige grande concentração. Mesmo assim, se for feito de maneira manual, está aberto a falhas. É por isso que você deve começar a pensar em automatizar seus processos do momento em que uma mercadoria entra no seu estoque até o momento em que ela é entregue ao cliente.

Com domínio de toda a cadeia de suprimentos, fica muito mais fácil identificar gargalos, realizar ações corretivas e reduzir os custos gradativamente, de forma planejada e com base em dados concretos, coletados a partir dos seus indicadores de desempenho.

Você já implementou alguma estratégia para reduzir o custo logístico da sua empresa? Gostaria de compartilhar sua experiência conosco? Deixe um comentário!

Escrito por Lupeon

Aportada pela SP Ventures - Fundo de Inovação Paulista, a solução Lupeon une tecnologia e serviços definindo estratégias para reduzir custos com transportadores, identificando cálculos com erros, fraudes e duplicidades. Uma plataforma de gestão, auditoria e otimização para levar mais inteligência à gestão do frete.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s