A falta de mão de obra qualificada é um dos maiores desafios do setor de transportes brasileiro. Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, faltam 120 mil motoristas capacitados para atuarem no segmento, uma demanda que demorará a ser suprida. Quando perguntados a respeito do tema, 42,7% dos empresários foram enfáticos em dizer que estão enfrentando grandes desafios para encontrar mão de obra especializada.

Apesar da crença de que o setor de transportes não necessita de profissionalização, a verdade é que os conhecimentos exigidos para que uma pessoa ingresse nesta área não são poucos. O motorista, por exemplo, é desafiado a ter conhecimentos de mecânica, funcionamento de motores, legislação e regulamentos, sem falar nos tributos.

Quem está na retaguarda, atuando na logística, é igualmente cobrado por atualizações constantes, que contribuam para o aumento da performance da empresa e para a inteligência de fretes.

Por que promover qualificação profissional?

A capacitação logística não é luxo, é necessidade. Como já falamos em outros conteúdos aqui no blog, os custos logísticos no Brasil são imensos e comprometem a margem de lucro das transportadoras, afetando sua gestão financeira.

Todo investimento que venha agregar valor ao atendimento ao cliente e, ao mesmo tempo, reduzir custos, é sempre bem-vindo. No entanto, sem uma equipe preparada, a tarefa se torna bem mais difícil.

Um profissional que passa por uma capacitação logística tem mais condições de analisar suas atividades criticamente e encontrar formas mais eficientes de realizá-las. Entendendo qual é seu papel na geração de resultados para a organização, seu nível de comprometimento se torna maior, o que se reflete em maior produtividade.

Outra vantagem de ter uma equipe qualificada é que as pessoas se sentem valorizadas, percebem que a empresa não está investindo somente em seus próprios interesses, mas também no desenvolvimento profissional de quem de fato faz as coisas acontecerem. Com isso, a satisfação com a empresa aumenta e a taxa de retenção de talentos também.

shutterstock_128529251

Como promover capacitação logística na sua empresa

Ninguém está livre da crise econômica mundial, muito menos as transportadoras brasileiras, que têm que arcar com altos custos de manutenção de veículos e estradas cada vez piores. O cenário pouco promissor faz com que a economia de recursos seja uma prioridade e os treinamentos fiquem relegados a segundo plano.

Se por um lado você economiza no pagamento de treinamentos, por outro, seus profissionais vão ficando com os conhecimentos defasados e sua transportada perde competitividade. O que fazer então?

Valorize seu capital intelectual

Aproveite os profissionais com maior experiência de mercado e coloque-os para treinar os mais jovens. Pode ser até em horários alternativos aos de trabalho, cuidando com as questões trabalhistas, é claro.

Faça o conhecimento circular e encontre maneiras de registrá-lo, de modo que, mesmo que um profissional se desligue da empresa, o que foi aprendido não seja perdido. Crie vídeos, instruções de trabalho, manuais, gráficos, infográficos, tutoriais que possam ser lidos e compreendidos por qualquer pessoa que venha a fazer parte do seu time.

Promova Job Rotations

Em português claro, troque funcionários de posição temporariamente. Certamente você já deve ter ouvido falar que colocar a pessoa certa no cargo certo é essencial. E, de fato, uma pessoa que produz pouco em determinado setor pode vir a fazer toda a diferença em outro.

O job rotation é uma ótima forma de realizar experiências com a sua equipe e, ao mesmo tempo, fazer com as pessoas entendam o trabalho dos demais e empatizem com os colegas de trabalho, despertando o sentimento de equipe.

Coloque o responsável pelo recebimento de mercadorias no lugar do responsável pela expedição, por exemplo. Ofereça suporte e treinamento durante esta experiência. Um novo olhar sobre os processos pode contribuir também para melhorias significativas de desempenho.

Ofereça cursos online

É possível baratear os custos de qualificação profissional se você optar por cursos online, que possam ser vistos por uma quantidade maior de pessoas. Existem muitas empresas especializadas em cursos corporativos, que desenvolvem a solução alinhada às suas necessidades de capacitação logística.

O melhor desta estratégia é que seus funcionários podem ver os treinamentos em horários alternados, interagir por meio de ferramentas educativas e aprender continuamente sem afetar o desempenho de suas atividades.

Você promove qualificação profissional na sua transportadora? Que tal compartilhar sua experiência conosco deixando um comentário?

lupeon-0008-blog-bannerchamada_20161128_01

Escrito por Lupeon

Aportada pela SP Ventures - Fundo de Inovação Paulista, a solução Lupeon une tecnologia e serviços definindo estratégias para reduzir custos com transportadores, identificando cálculos com erros, fraudes e duplicidades. Uma plataforma de gestão, auditoria e otimização para levar mais inteligência à gestão do frete.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s