Estando você à frente dos processos logísticos da sua empresa, certamente já conhece os desafios do mercado de transportes no Brasil. Os custos logísticos são altíssimos, correspondendo a 11,7% da receita das empresas, segundo levantamento da Fundação Dom Cabral.

Como era de se esperar, o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) é o maior vilão: consome 68,6% da receita líquida dos empreendimentos do setor e corresponde a 60% de toda a movimentação de cargas no país, dificultando o aumento da competitividade e a melhoria dos serviços.

Conhecer o panorama dos custos logísticos brasileiros não é mera informação, é uma forma de preparar-se para os obstáculos que impedem sua empresa de crescer e expandir os negócios.

A situação do transporte brasileiro

A infraestrutura rodoviária é uma das maiores preocupações para quem atua no segmento de transportes e, consequentemente, para quem depende dele para escoar mercadorias. Segundo pesquisa da NTC em conjunto com a FGV, os investimentos em infraestrutura de transportes têm decaído vertiginosamente nos últimos anos: de 1,84% do PIB em 1975 para 0,29% em 2014.

Para agravar ainda mais a situação, apenas 12,4% da malha rodoviária é pavimentada, obrigando as empresas de transporte a transitarem em condições realmente precárias, pois mesmo a parte que está pavimentada é classificada como regular, ruim ou péssima por mais de 57% dos entrevistados na pesquisa.

Não fosse isso, existe um outro problema que compromete a qualidade dos serviços de transporte e, consequentemente, aumenta os custos logísticos: a falta de mão de obra qualificada no setor.

shutterstock_158522159

Superando os desafios

O cenário não está nada bom, não é mesmo? Entretanto, ficar parado não contribui para melhorar sua capacidade logística e reduzir os custos. O melhor a fazer é colocar a cabeça para funcionar e encontrar maneiras de otimizar toda a sua cadeia de suprimentos de modo que ela contribua para a redução dos custos logísticos. Precisando de ideias? Então confira estas:

Realize auditoria logística

Auditoria é um processo de análise que visa encontrar gargalos na sua cadeia logística. É o ponto de partida para rever prioridades, melhorar processos, otimizar recursos, reduzir custos e tornar sua empresa mais eficiente.

Para que ela seja efetiva, mapeie todos os seus processos logísticos, desde a compra de mercadorias, passando pela gestão do estoque e a distribuição dos produtos até que eles cheguem ao destino final.

A partir do momento em que você conseguir ver todas as atividades de forma integrada, conseguirá eliminar as barreiras internas e melhorar sua performance logística.

Invista em um sistema WMS

O Warehouse Management System (WMS) é um sistema de gestão de gestão de armazéns que ajuda a otimizar toda a sua operação, desde o agendamento dos recebimentos de materiais até a expedição para o cliente.

Com esta solução é possível otimizar o tempo da sua equipe, reduzir as falhas operacionais, ganhar produtividade e mitigar os riscos inerentes à logística dentro dos armazéns, como falta de produtos essenciais à sua operação.

A gestão de demandas, os inventários rotativos, a separação em ondas, entre outros processos, se tornam mais ágeis e confiáveis, conferindo à sua empresa vantagem competitiva.

Capacite sua equipe

Uma equipe qualificada pode contribuir – e muito – para reduzir custos logísticos. Contando com pessoas que compreendem os fluxos de mercadorias e também o processamento das informações para manter sua cadeia logística em dia, é possível ganhar produtividade e eficiência em pouco tempo.

O desperdício de recursos se torna menor à medida em que você capacita seu time para zelar melhor pelo estoque e a transportar as cargas com a segurança devida. O controle efetivo de entradas e saídas diminui as incidências de roubo, extravio e dano aos produtos, melhorando sua margem de lucro a cada operação.

Custos logísticos podem ser resolvidos sim, basta que você tenha uma abordagem focada na otimização de processos e resultados, o que certamente contribuirá para sua gestão financeira, afinal, tudo o que não é desperdiçado vira lucro.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos como este? Siga-nos nas redes sociais e mantenha-se atualizado!

lupeon-0008-blog-02-bannerchamada_20161128_01

Escrito por Lupeon

Aportada pela SP Ventures - Fundo de Inovação Paulista, a solução Lupeon une tecnologia e serviços definindo estratégias para reduzir custos com transportadores, identificando cálculos com erros, fraudes e duplicidades. Uma plataforma de gestão, auditoria e otimização para levar mais inteligência à gestão do frete.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s