Em momentos de crise como o que o Brasil atravessa atualmente, otimizar recursos e reduzir custos são fatores que podem garantir a sobrevivência da empresa e, inclusive, fazê-la crescer. Mais importante do que preocupar-se unicamente com a difusão da marca, é importante garantir que o processo de transporte aconteça da melhor forma possível e com a menor quantidade de erros. Resumindo: é hora de ser mais eficiente.

No final das contas, o objetivo principal de uma transportadora é fazer com que os pedidos cheguem na hora e lugar marcados, sem desvios. Naturalmente, o processo de distribuição estratégica exige planejamento, uma infraestrutura funcional e uma total integração entre todas as partes envolvidas na cadeia de abastecimento. Para minimizar a incidência de falhas, vamos dar algumas dicas do que pode ser feito, setorialmente, para manter sua empresa nos trilhos.

Conferência de cargas

As cargas devem ser supervisionadas no que se refere à quantidade de características particulares após o processo de expedição. Este momento demanda uma completa exatidão, já que qualquer erro pode ocasionar retornos e devoluções, algo que se traduz diretamente como prejuízo para ambas as partes, comerciante e distribuidor.

Para a execução de tais tarefa, podem ser usados sistemas de WMS (Warehouse Management System), dedicados exclusivamente a informar a rotação dirigida de estoques, procedimentos de picking e automação de cross-docking para tirar o maior proveito da infraestrutura física dos depósitos.

Roteirizar fretes

O transporte em si representa o maior gasto quando nos referimos a um processo logístico. Exatamente por isso, é fundamental manter toda a atenção necessária em todas as etapas, do planejamento à execução. Exatamente por isso, quando se dedica tempo à definição do melhor trajeto a percorrer, a empresa ganha em termos competitivos e economiza recursos.

Uma boa saída é adotar procedimentos de roteirização inteligente. Há sistemas no mercado que automatizam a gestão das rotas na estratégia de transportes. Ao contrário da roteirização comum, este procedimento considera o tempo, a distância e a qualidade das rotas. O soft planeja a divisão das cargas entre os veículos e rotas para garantir o melhor caminho.

shutterstock_273592568

Administração dos Fretes

Fazer a verificação de toda a cadeia logística antes de iniciar qualquer processo de transporte é fundamental para a execução das tarefas. Em termos práticos, é necessário compreender globalmente qual é a infraestrutura essencial para proceder com o transporte das mercadorias. Neste sentido, a rede operacional deve considerar os custos relacionados, a possibilidade de terceirização da frota, o nível de confiança dos atores envolvidos e os obstáculos possíveis.

Investir na gestão de fretes pode marcar a diferença entre uma administração falha e uma funcional. Já existem sistemas SaaS que facilitam o trabalho das empresas e automatizam grande parte dos procedimentos. Os resultados se traduzem em desempenhos, com operações mais rápidas e com maior nível de controle, tanto da logística como da administração. Para tanto, considere investir em uma auditoria interna e em uma melhor gestão financeira do empreendimento.

Indicadores: monitoramento e análise

Há uma famosa frase que diz que “o que não pode ser medido, não pode ser melhorado”. No setor de transportes, essa máxima é mais válida ainda. Sendo assim, vale a pena começar a medir os indicadores de desempenho logístico (KPIs) e, com isso, ter um panorama mais claro da metodologia e do que funciona ou não.

Entre os principais indicadores do setor de transporte de cargas, podemos destacar: Custo de frete por unidade, Custo de transporte outbound (saída) como percentual das vendas, Custo de transporte inbound (entrada) como percentual das compras, Tempo em trânsito, Reclamações, Reclamações como percentual dos custos de transporte, Tempo de Giro do Caminhão, entre outros.

lupeon-0008-bannerchamada_20161201-01

Escrito por Lupeon

Aportada pela SP Ventures - Fundo de Inovação Paulista, a solução Lupeon une tecnologia e serviços definindo estratégias para reduzir custos com transportadores, identificando cálculos com erros, fraudes e duplicidades. Uma plataforma de gestão, auditoria e otimização para levar mais inteligência à gestão do frete.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s