Existe um sentido comum que acredita que investir em eficiência é um gasto desnecessário. Principalmente em momentos de crise, como o que atravessamos neste momento, algumas companhias decidem contrair as despesas e uma das primeiras áreas afetadas são a otimização dos serviços e melhorias nas operações.

Entretanto, é exatamente em contextos desfavoráveis que a necessidade de se mostrar mais competitivo ganha peso. As boas práticas, tais como a capacitação de pessoal, realização de auditorias e investimentos em automação são capazes de garantir uma melhora sensível na qualidade dos serviços e têm impacto direto no funcionamento dos negócios.

No setor de transportes não é diferente. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as possibilidades de melhoria no funcionamento da sua organização e como desenvolver uma estrutura rentável. Tudo pautado em práticas benéficas e nas condições que o mercado enfrenta atualmente.

Investir em mão de obra especializada e
capacitação de pessoal

Como em outras áreas, o setor do transporte é sensivelmente afetado pela participação dos profissionais envolvidos nas operações. Ainda que a transportadora conte com toda a infraestrutura necessária e gerencie seus processos através de softwares de ponta, é fundamental que toda a cadeia – funcionários, técnicas e sistemas – esteja equilibrada para que as atribuições sejam corretamente executadas. Basta que um dos participantes apresente lapsos de conhecimento para que surjam riscos no processo logístico e administrativo.

Por isso, é importante contar com pessoal qualificado e que tenha conhecimento de todas as normas e procedimentos envolvidos nas operações. Dessa forma, o funcionamento, respaldado por processos de qualidade e contando com o apoio de uma consultoria especializada, tem mais condições de criar o terreno onde as atividades serão desenvolvidas. E não estamos falando somente da base da pirâmide hierárquica, os gerentes – principalmente os gestores – precisam ter conhecimentos sobre metodologias de qualidade e de práticas eficientes em transporte.

shutterstock_298036697-1

Inspeções e auditorias permanentes

Investir em metodologias eficientes e na reinvenção de processos também pode – e deve – ser aplicado na forma como a transportadora é gerenciadas, tal como introduzimos no ponto anterior. Neste sentido, aplicar metodologias com o objetivo de melhorar os níveis de conhecimento sobre os procedimentos internos é uma excelente alternativa para desenvolver os suportes necessários para um negócio funcional.

Auditorias realizadas por empresas terceirizadas e que, inclusive, sejam capazes de brindar registros de conformidade de acordo com a ISO 9001 ou 14001 são as mais indicadas. A partir dos relatórios, definem-se os pontos a melhorar e os erros a corrigir ficam mais claros. Entre os processos que podem ser auditados, destacamos: Inventário, estoque, armazenagem, compras, controle da frota, custos logísticos, fretes, transporte e distribuição.

Inovação e automação como princípio

Ser mais eficiente requer a melhoria de todos os processos da cadeia logística. Seja para diminuir os prazos, para rastrear os deslocamentos ou para ter um fluxo mais ágil de informações, é através de investimentos em inovação e automação que uma transportadora pode melhorar seus métodos e apresentar uma gestão mais eficiente. Os esforços devem ser permanentes e sempre estar orientados a resultados.

Principalmente no setor de cargas, este tipo de aprimoramento pode ser desenvolvido através do uso de tecnologias que possam ser aplicadas às necessidades específicas deste mercado. Entre elas, destacam-se soluções como WMS-Sistemas de Gerenciamento de Armazéns, TMS-Sistemas de Gerenciamento de Transportes, Soluções de Rastreamento por Satélite, de Roteirização de Entregas, Aplicativos Mobile e etc.

Ignorar estas necessidades é o primeiro passo no sentido contrário ao do sucesso e da inteligência em fretes. As boas práticas de upgrade em eficiência são fundamentais para o correto funcionamento de um negócio, principalmente no setor de transportes.

lupeon-0008-blog-04-bannerchamada_20161206_01

Escrito por Lupeon

Aportada pela SP Ventures - Fundo de Inovação Paulista, a solução Lupeon une tecnologia e serviços definindo estratégias para reduzir custos com transportadores, identificando cálculos com erros, fraudes e duplicidades. Uma plataforma de gestão, auditoria e otimização para levar mais inteligência à gestão do frete.

One Comment

  1. Excelente post!!! Só se consegue comprometimento com treinamento constante e pessoas alinhadas com o propósito da organização.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s