O momento de montar sua frota é decisivo para a redução de custo operacional e impostos. Também é vital para otimizar as viagens, levando carga máxima a fim de melhorar a margem de lucro no cálculo do frete.

Com o intuito de te ajudar nesta escolha, fizemos um levantamento dos tipos de caminhões e suas capacidades. Analise cada opção e faça a seleção de quais veículos são mais interessantes e rentáveis para o seu tipo de transporte:

Veículo urbano de carga (VUC)

O VUC é um dos tipos de caminhões mais utilizados, pois transita dentro das cidades. Ele deve ter, no máximo, 2,20m de largura e 6,30m de comprimento. Ele tem limite de emissão de poluentes e capacidade de carga de até 3 toneladas.

Caminhão semipesado ou toco

É o caminhão que possui eixo simples, isto é, possui um único eixo na carroceria. O comprimento máximo permitido é de 14m e a capacidade dos caminhões não pode ultrapassar as 6 toneladas. O peso bruto total é de 16 toneladas e o peso máximo por eixo é de 6 toneladas dianteiro e 10 toneladas traseiro.

Caminhão pesado ou truck

Este tipo de caminhão tem eixo duplo na carroceria, ou seja, dois eixos juntos. Um dos eixos recebe a força do motor e o intuito da duplicidade de eixos é justamente dar maior desempenho ao veículo. O comprimento máximo é de 14 toneladas, assim como o toco, e a capacidade de carga é de 10 a 14 toneladas. O peso bruto total não pode passar de 23 toneladas, sendo distribuídas da seguinte forma: 6 toneladas no eixo dianteiro e 17 no traseiro.

shutterstock_32441992

Caminhão extrapesado ou cavalo mecânico

É o tipo de caminhão que pode ser engatado em vários tipos de carroceria. O conjunto é formado pela cabine, motor e rodas de tração com eixo simples.

Cavalo mecânico truncado

Diferencia-se do caminhão extrapesado por ter um eixo duplo de tração, que permite o transporte de cargas ainda mais pesadas.

Tanto para o cavalo mecânico quanto para o cavalo mecânico truncado, é possível utilizar diferentes tipos de carretas que podem servir aos seus propósitos de transporte, por isso, achamos importante especificá-las aqui:

  • Carreta 2 eixos: pode ter comprimento máximo de 18,15m e peso bruto máximo de 33 toneladas;
  • Carreta 3 eixos: pode ter comprimento máximo de 18,15m e peso bruto máximo de 41,5 toneladas;
  • Carreta cavalo truncado: comprimento máximo de 18,15m e peso bruto máximo de 45 toneladas.

Bitrem

É uma combinação que veículos que soma 7 eixos e permite o transporte de uma carga de até 38 toneladas e peso bruto de 57 toneladas. O comprimento máximo permitido é de 19,8m e a distribuição da carga por eixo é a seguinte: 6 toneladas no eixo dianteiro e 17 toneladas distribuídas entre os eixos traseiros.

Rodotrem

É a combinação de dois semirreboques, totalizando 9 eixos e 30m de comprimento. Os dois semirreboques são conectados por um veículo intermediário, chamado Dolly. A capacidade máxima de carga é de 48 toneladas e o peso bruto total não pode ultrapassar 74 toneladas. Para trafegar, o rodotrem precisa de uma Autorização Especial de Trânsito, por isso, é um veículo que vemos pouco nas estradas.

Como você pode ver, sabendo exatamente qual a capacidade dos caminhões e as características de cada um, fica mais fácil escolher a frota que levará suas mercadorias até o destino final, garantindo maior rentabilidade para o seu empreendimento e uma gestão financeira mais eficiente.

Quais destes tipos de caminhão são mais interessantes para o seu negócio? Por quê? Deixe seu comentário!

lupeon-0008-blog-04-bannerchamada_20161206_01

Escrito por Lupeon

Aportada pela SP Ventures - Fundo de Inovação Paulista, a solução Lupeon une tecnologia e serviços definindo estratégias para reduzir custos com transportadores, identificando cálculos com erros, fraudes e duplicidades. Uma plataforma de gestão, auditoria e otimização para levar mais inteligência à gestão do frete.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s